quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mussulo…

Depois de algum tempo de inactividade estou de volta…

Tenho estado ausente porque a vidinha tem sempre sido a mesma coisa…está-se a entrar na rotina e não vou vir para aqui dizer sempre as mesmas coisas…

Mas o último fim de semana foi algo diferente…

Começou por no sábado a noite irmos a um bar com umas mesas de snooker chamado “players”…esperava encontrar um sitio sossegado mas não podia estar mais enganado…quando lá chegamos pus-me a observar o que tínhamos encontrado. Realmente as mesas de snooker estavam lá mas apenas isso correspondia ao que tinha imaginado do sitio!! A música era tão alta como em qualquer discoteca (ou talvez ainda mais!!), para falar tinha de ser ao ouvido da outra pessoa lol para consumir tinha-se de comprar um cartão de 1500 Kuanzas (15€), igual a uma qualquer discoteca aqui em Luanda…resumindo…era uma discoteca onde em vez de se dançar, jogava-se snooker lolol

A noite depois desse dito espaço continuou nos sítios habituais…Miami e Jango Veleiro…Sinceramente tenho de começar a variar!!!Já começo a ficar farto daquilo!!!

O Domingo foi diferente…finalmente fomos à ilha do Mussulo.

O dia começou a andarmos meio perdidos à procura do embarcadouro mas depois de nos termos enganado uma vez no caminho lá demos com aquilo. Á chegada veio logo um miúdo, o Januário, perguntar se precisávamos de estacionar e que nos cuidava do carro durante o dia e que nos arranjava barco para irmos até à dita ilha (na realidade é uma península).

Lá fomos nós…entrámos no barco com um aspecto que podia ir ao fundo a meio da viagem mas lá chegamos inteiros e secos lolol

 

DSCN0483

À saída do embarcadouro…

DSCN0484

DSCN0494

Casas de fim de semana da “ilha” do mussulo

Há chegada demos um um bar a beira-mar com umas camas e uns guarda-sois de palha…assim aspecto de resort no meio de África…realmente se Angola apostasse no turismo ia facturar como gente grande mas pronto…

DSCN0496

Bar sulu

A meio do dia fomos passear até ao outro lado da “ilha” e demos com uma praia deserta…deu para apanhar umas ondas e esfolar os joelhos lolol pelo caminho ainda encontramos porcos à solta e umas casa no meio do nada…

DSCN0512

Um nativo da ilha

DSCN0509

Uma praia só para nós

DSCN0519

Um miúdo que quando nos viu começou a brincar às escondidas…

Neste fim de semana tive, finalmente, com gente de Santo André sim porque pelos visto gente daquela terrinha (o eixo do mal como um colombiano chama a nossa bela localidade…diz que é só terroristas ehehe deve pensar que é só vir!!) é o que não falta por estas bandas. Passou-se o belo dia…com a companhia de amigos… senti-me mais perto de casa…

terça-feira, 2 de junho de 2009

Dia mundial da criança

O Dia Mundial da Criança em Angola é feriado :) e como calhou a uma segunda-feira significou mais um fim-de-semana prolongado…ehehe este foi para aproveitar porque mais feriados, agora, só em Setembro:(

Decidimos ir a Praia de Santiago, uma praia a cerca de 40kms a Norte de Luanda. Fomos comprar, na véspera, uma geleira, pão,atum e cerveja para passarmos lá o dia.

Arrancamos cedo para conseguir atravessar a cidade com pouco trânsito, mas feriado em Angola ninguém trabalha mesmo! Numa hora já estávamos na fronteira Norte da Cidade…Um tempo bastante bom considerando que ao fim-de-semana já demoramos quase 2h a fazer o mesmo percurso. Apanhámos mais um camarada e fomos à aventura. Este último passageiro era o único que já lá tinha estado mas também não sabia bem o caminho…Ele dizia “Epah…assim numa curva larga temos virar e entrar dentro do musseque…mas já não me lembro bem onde fica…”

Mas lá se lembrou da curva e saímos da estrada principal no sitio certo…Depois…Depois é que começou a aventura!lol

Mal entramos na estrada de terra vimos um grupo de escuteiros (sim cá também há aqueles grupos de gente mascarada…) e a quem pedimos indicações, ao que nos respondem: “Vão sempre a direito que vão lá dar!”. Mas nós como “pulas” inteligentes que somos num cruzamento a meio do caminho resolvemos virar em vez de ir em frente…resultado, andamos perdidos pelo meio de areeiro atravessando caminhos que iam em todas as direcções! Depois de algum todo-o-terreno onde tivemos a oportunidade de testar as capacidades do nosso Jimny lá demos com o caminho certo e chegamos à dita praia.…e não é que os escuteiros tinham razão…era mesmo sempre em frente!! lol

Esta praia é famosa pelos barcos que no tempo da guerra, por não poderem entrar no porto, foram ali abandonados. É uma praia com pouca areia, com muito lixo e com barcos enormes encalhados na zona da rebentação…

Ficam aqui uma fotos do dia…

Praia de Santiago 001

O caminho até chegar a praia…

DSCN0458

O nosso maquinão…isto passa por todo o lado

Praia de Santiago 002

Um barco ao largo encalhado…

Praia de Santiago 010

Este queria mesmo sair da agua

Praia Barcos 013Para terem uma noção da dimensão…

 Praia de Santiago 015

Estão a dormir encostados um no outro…

Praia de Santiago 019

Mais barcos deixados ao abandono

Praia de Santiago 025

Pose para a foto

 DSCN0444

As entranhas do animal

DSCN0448

O animal ferido a esvair-se em água salgada

Praia Barcos 050

Por-do-sol sobre o porto de Luanda

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Paraíso

Este fim de semana foi bastante diferente de todos os outro que tinha cá passado…ainda bem!já estavam a ser todos iguais!! O facto de ter sido fim de semana grande também ajudou:D Viva o Dia de África:D pelo feriado que trouxe e ainda por cima à segunda-feira veio mesmo a calhar!ehehe

Sexta-feira

Era sexta-feira e não sabíamos bem o que íamos fazer da nossa vida…Resolvemos ir ao Chill Out, já que o Miami, o sitio de eleição do pessoal, só funciona ao Sábado…Saímos do trabalho, fomos dormir uma sesta, para depois aguentar a noite, preparar para a noite e sair em direcção à Ilha de Luanda…Chegámos lá cedo para não termos problemas a entrar porque sem dama é coisa para ficar quase 2h a porta até te deixarem entrar…Lá entramos sem stress e fomos curtir o som…Desta vez digo-vos que gostei mais do que a primeira vez que lá tinha estado e a partir do 3º whiskey então aquilo estava demais ehehehe

Após umas horas lá a dançar e rodeado de brancos (sim aquilo parece que estou em casa) fomos como não podia deixar de ser para o Jango Veleiro para acabar a noite. Pouco depois fomos para casa que o cansaço da semana estava a começar a vir ao de cima…

Sábado

O sábado começou como a maioria dos dias de fim de semana que tenho passado em Luanda Sul…Acordar, comer, arrastar-me até a piscina do condomínio e ficar lá a estendido a apanhar sol como um qualquer animal de sangue frio…sol,mergulho,mais sol, mais um mergulho…e assim se passaram umas 3 horas…voltei para casa para dormir uma sesta e recarregar as pilhas para a noite ehehe

Fomos para uma festa de despedida e de aniversário num condomínio. Lá fomos nós quase sem conhecer ninguém mas foi coisa que durou pouco tempo…o pessoal era impecável…Umas bebidas, pizas congeladas para o pessoal, um portátil a bombar som e estava montada a festa. A parte de som foi a mais complicada!Porque com portugueses, brasileiros e mais uma ou outra nacionalidade a mistura por música que agradasse a toda a gente tornou-se complicado…mas até não correu mal.

O final foi acompanhado a música de viola em que nem sempre a música correspondia à letra mas pronto…foi engraçado ehehe

Festa Paraiso e Sangano (1)

Eu e os companheiros de aventura Angola

 

Festa Paraiso e Sangano (4)

Eu, o Estrela e a Sara que foi quem nos convidou para festa

 

Festa Paraiso e Sangano (10)

O ambiente da festa…boa cena não? :D

Domingo

O acordar foi complicado depois da noite anterior se ter prolongado até tarde sair da cama para estar pronto às 9 da manhã não foi tarefa fácil!!

Fomos a Sangano, uma praia a cerca de 80 kms a sul de Luanda. Depois de esperar por uns colegas lá partimos nós à aventura. A viagem é muito engraçada vêem-se paisagens bem bonitas e quando lá chegámos vimos uma praia de pescadores, com muito pouca gente e uma paisagem brutal…Mas talvez uma das melhores coisas foi sair da confusão e da insegurança de Luanda…Foi bom poder novamente de carro com o vidro aberto e sentir o vento a bater na cara :)

Claro que pelo caminho fomos mandados parar pela policia e como claro está estávamos irregulares (para variar…). Desta vez era o verbete do carro que tinha passado de validade…a nossa empresa é um espectáculo…dá-nos o carro sem os documentos em ordem!!! O Sr. policia lá disse que nos tinha de apreender o carro e que depois o íamos buscar ao parque da policia quando a situação tivesse regularizada. Conversa para aqui, conversa para ali…lá se conseguiu “desbloquear” a situação (desbloquear tá lindo lol) com 40€ a entrarem directamente no bolso de alguém que diz ser a autoridade lol e pronto lá seguimos o caminho…

Almoçamos num restaurante junto à praia em que a comida estava muito boa apesar de pecar de pouca…mas tudo bem…estava bom é o que interessa…Depois de almoço seguiu-se uma tarde de praia. No regresso não podia faltar o belo do transito de Luanda…uma hora para entrar na cidade…Nada que não tivesse já acontecido…

DSCN0290 

À saída de Luanda já se vêem outras paisagens

DSCN0302

Um camião avariado na berma…destes vêem mais que muitos ao longo da estrada…

DSCN0319

Embondeiro…um símbolo de Angola

DSCN0327

Ponte sobre o Rio Kuanza, o único lugar em Angola em que se paga portagens.

DSCN0336

Sinal que se estava a chegar ao destino…”Quando virem umas pedras a dizerem restaurante virem à direita” :)

DSCN0345

As entradas do nosso repasto: Mexilhão, salada de búzios e pasta de Bruxa (Bruxa = uma espécie de lagosta)

 

DSCN0348

Cuca, a cerveja local

DSCN0351

O prato principal, tem bom aspecto não tem?

DSCN0354

O ladrão que me roubou e que me fez andar de rabo para o ar pelo restaurante a fora à procura do meu chinelo!

1

Um caranguejo que por lá passava na altura

DSCN0368

Era assim a praia para um lado…

Festa Paraiso e Sangano (22)

E assim para o outro.

Festa Paraiso e Sangano (29)

Praia na zona dos pescadores.

Segunda-feira

O último dia do fim de semana prolongado foi também o mais calmo…Começou para não variar com um mergulho de piscina. Fomos às compras para a semana e acabou num restaurante bem porreiro que fica no meio do musseque ehehe chamado “ O Cantinho do Sossego”. Onde comi um choco frito bem bom e umas cervejinhas…:) Não há fotos desse sitio porque toda a gente se esqueceu da maquina em casa…mas fica prometido que para a próxima mostro-vos como aquilo é…

Pronto e assim se passou mais um fim de semana…O próximo fim de semana também é fim de semana prolongado…Toda a gente sabe que o Dia Mundial da Criança é feriado:D vamos a ver como correr esperemos que no mínimo tão bom como este.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Calor Africano

Antes de vir para Angola falava com pessoas que já cá tinham estado e toda me gente falava do calor das pessoas de cá…De como eram amáveis, prestáveis e outras coisas acabadas em àveis.

Agora que cá estou à mês e meio a coisa não me parece bem assim!

Sinto que toda a gente nos olha de maneira estranha, quase como se fossemos coisas vindas de outro planeta, falam connosco como se lhes devêssemos e não pagamos…Olham para nós como oportunidade de ganhar dinheiro, quer seja a roubar ou a arrumar um carro que já está estacionado e nós já fora dele…mas eles vão sempre lá dizer “tá bom meu camba” e recolher o espelho…Para além disso há sempre a sensação de insegurança a pairar no ar…ou se está dentro de um estabelecimento ou então se estamos na rua, quer seja a pé ou de carro, está-se sempre a olhar por cima do ombro para ver o que se passa à nossa volta…sempre com um olho no burro e outro no cigano…

Talvez este sentimento passe à medida que o tempo também passe…ou talvez esteja sempre a fazer filmes na cabeça…ou talvez ainda não tenha conhecido as pessoas que tem esse calor no tratamento com o outro…ou pelo menos com o outro “pula”…

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Conflitos…

 

Com um pouco de atraso a contar a história mas cá vai…Na sexta-feira passada lá nos tentaram levar os pertences lol à saída de um bar, muito manhoso por sinal, íamos nós para o carro para voltarmos para casa quando vem um bacano na nossa direcção a pedir um trocado…Nós dissemos que não e ele afastou-se…à medida que nos íamos aproximando do carro comecei a ver sombras a trás de nós que deambulavam de um lado para o outro até que sinto uma mão no meu bolso a tentar tirar-me a carteira!Eu instintivamente reagi e agarrei na carteira para ele não a levar…não é que tivesse dinheiro porque os mwangolés tem de aprender que o Pula à saída da discoteca já tem o dinheiro todo no estômago a caminho do fígado lol mas o problema eram os documentos que lá estavam dentro…mas a confusão instalou-se durante uns minutos, com puxões e empurrões de ambas as partes do conflito até que se começa a ouvir lá ao fundo…”Parem, Parem…esses são os meus pulas!!!!” era o controlador que tinha ficado a tomar conta do carro a vir em nosso auxilio…um pouco depois e com números mais equilibrados depois daquele inesperado reforço de inverno a situação resolveu-se…Conclusão levaram 10 cêntimos e eu ganhei algum respeito pelos arrumadores de Luanda.

Provavelmente não será a última vez que isto aconteceu…vamos esperar que tenha sempre a mesma sorte e um controlador por perto eheh

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Zé Manetz – Vida Selvagem

gatos

Um momento de vida selvagem digna de um programa do David Attenborough presenciado aqui no estaleiro da obra onde estou…a sorte destes gatinhos é que aqui não trabalham chineses eheheh

Motas…Luzes…Acção!!

Muito me tinham falado do trânsito em Luanda…das várias filas de carros que se formam em hora de ponta,do estilo de condução agressivo para não dizer suicida dos condutores entre outras aberrações que se vêem pelas estradas angolanas…

Com o passar dos dias começo a achar uma normalidade em tudo isto…já não me surpreendo com a facilidade com que o fazia nos primeiros dias em que tudo me parecia excertos do filme “Os Deuses Devem Estar Loucos”.

Há no entanto coisas que continuam a fazer espécie…

1 – As Motas

Os condutores de motociclos nesta cidade são uns indivíduos que pouco amor à vida devem ter…Eu sei que a vida em Luanda é difícil e existe muita pobreza mas por causa disso quererem morrer a cada 50 metros que percorrem acho um pouco exagerado!!!

Para eles os sinais de trânsito, os semáforos, faixas de rodagem, sentidos de trânsito e mesmo as indicações dos policias não se aplicam…o que faz com que nós, automobilistas que vimos dum país onde achamos que se conduz mal, uns santos ao volante…que quase morremos de susto só ao ver o que os motociclistas fazem na estrada e o quão perto eles ficam de um acidente em que não ficariam nada bem de saúde!!!

Para eles andar de mota é como andarem a pé mas assim não se cansam…Quando andamos a pé não nos preocupamos com sinais de trânsito, nem se a rua é só de um sentido ou não…essas preocupações só dizem respeito a quem anda de carro…Pois é assim que eles pensam…as regras não se aplicam as motas…

2 – As Luzes dos faróis

Aqui em terras angolanas acho que ainda não se entendeu bem para que servem todas a luzes que os faróis dos carros possuem…quer dizer, quando possuem, porque há muitos carros que nem faróis tem quanto mais luzes!! lolol Muitos carros que aqui circulam já tiveram uma vida na Europa…Vêem-se imensos carros com aqueles autocolantes com a inicial do país que se colava na bagageira do carro (Nunca soube se em tempos isso era obrigatório). Desde carros vindos da Alemanha, Holanda, República Checa encontram-se carros de todo o lado…na Europa pensamos que estamos a dar o nosso carrinho velho para abate mas no fundo depois o stand vem vende-lo para Angola lolol

Mas voltando às luzes…Quase toda a gente à noite anda de máximos!!!não interessa se vêm carros em sentido contrário ou não…eles têm é de ver a estrada em condições…depois vêem-se alguns carros a circular de quatro piscas ligados a fazerem as maiores atrocidades na estrada…devem pensar…Como tenho os quatro piscas o Código da Estrada não se aplica…ou então pensam que aquele botãozinho com o triângulo vermelho só serve para por umas luzinhas a piscar no interior da viatura…então, juntam uma música e pronto…já está!…uma discoteca móvel ehehe por isso depois andam a saltar de uma faixa rodagem para outra…mas tão é a curtir o som!!!

3 – Rotundas

Uma coisa que faz a maior confusão são as rotundas…não sei se são uma coisa nova por terras angolanas mas acho que causam um pouco de confusão!!

Quando chegamos à proximidade de uma rotunda nunca se sabe como se vai desenvolver o processo de cedência de passagem…às vezes quem tem prioridade é quem está dentro da rotunda, outras é quem chega à rotunda e quem já lá está dentro tem de parar cada vez que intercepta um via de entrada, outras vezes nem se percebe bem que tem a prioridade quem chega primeiro mete-se e quem vem a seguir que trave…lolol

 

Bom em principio hoje vamos ao cinema…depois conto a aventura

Beijinhos e abraços

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Um fim de semana quase igual

Pois é mais um fim de semana se passou por terras Angolanas e por sinal um fim de semana prolongado…

Mais um fim de semana de praia,saídas a noite e piscina…sim porque temos de aproveitar enquanto estamos no aparthotel pois a mama deve estar quase no fim :S e depois devo voltar a morar para os lados do estaleiro…voltar para a confusão do transito matinal, voltar a preocupar-me com os policias a quererem a bela da gasosa…

Este sábado a noite fomos à discoteca “Fashion” da Ilha de Luanda, ao Chill Out, depois de uma tentativa frustrada na sexta a noite para entrar, onde ficamos uma hora a espera para entrar e que acabamos por desistir, no Sábado conseguimos entrar…Quando entrei e não fosse o calor que se fazia sentir e avistar os barcos fundeados ao largo quase que me sentia em Portugal, só música electrónica e basicamente só brancos. Uma coisa que não pude deixar de reparar era o programa que estava a passar nos televisores dessa discoteca…A vida do Hitler…lolololol não sei o que queriam dizer com aquilo. Aquilo é um sitio porreiro…a lá voltar…depois de correr o resto das capelinhas da noite angolana eheheh…Há que conhecer para ver onde me vou tornar um cliente habitual ehehe

As noites acabaram invariavelmente no Jango Veleiro…”O sitio Onde Tudo ACONTECE” lol Onde se vêem as pistoleiras em acção à procura de uma presa que as sustente, umas dando uns tirinhos de Beretta 9mm outras com AK47 em riste disparando em todas as direcções efectuando uns rituais de acasalamento dignas de um programa de vida selvagem daqueles que passam antes do Jornal da Tarde lololol

Estava eu lá muito bem no meu cantinho até que vem uma dessas pistoleiras que disparava com uma arma de alto calibre…tenho até duvidas se não seria um RPG tal não era a maneira que se atirava a tudo o que mexia…meu deus MEDO!!!!lolol mas saí incólume do confronto depois de ela me ter tentado vendar a amiga lolol e lá foram elas tentar a sorte com outros homens que se encontravam nas redondezas lolol

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A nova Casa

Mais uma vez, tal e qual um saltimbanco, lá mudei de casa…Pelas minhas contas, nos últimos dois anos é a sétima vez que me mudo. Agora vim para bem perto do trabalho, deixei as duas horas a três horas de caminho todos os dias para trás, pelo menos durante umas semanas, sim porque daqui a algum tempo volto a mudar…toca a refazer a mala, carregar tudo e desempacotar outra vez…

Agora tenho é de aproveitar as condições das novas instalações…:)

Estou a viver num aparthotel, num T0, com direito a TV por cabo, uma piscina no condomínio, segurança 24h por dia e ainda por cima na melhor zona de Luanda…E ainda a cereja no topo do bolo…estou a 5min do trabalho:D

Aqui estão algumas fotos da minha nova casa…

11810659fm5

BILD0461

 

BILD0457

 

 

BILD0458

 

BILD0459

 

BILD0460

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mito ou Verdade??…

Existe à segunda-feira a tarde, mesmo na hora em que estamos no transito, um programa na Rádio Cidade de Luanda, que se chama “Mito ou Verdade!”. Este programa consiste em ir para a rua e perguntar às pessoas se consideram que vários mitos famosos por terras angolanas são verdade ou não…

Digo-vos já!!! Nesta terra há com cada mito do arco da velha!!!

Na primeira semana em que ouvimos este programa, os mitos que estavam a ser analisados eram os seguintes:

“Por sal na sola do pé, faz passar a bebedeira”…

Este mito não sei se se confirma, mas como mais vale prevenir que remediar, aconselho o pessoal quando sai a noite e conduz já um pouco maluco descalçar o pezinho e por sal não vá aparecer a BT ou a PSP pela frente.

Outro mito dessa emissão e para mim o melhor até agora é :

“Sair da cama e por o pé descalço no chão faz com que se ganhe doenças venéreas”

Parece que já to a ver um casal de namorados!! Ela descobre que tem uma doença qualquer e só pode ter sido infectados pelo parceiro…quando o confronta diz-lhe:

- Ohh meu filho da mãe puseste-me os cornos com uma badalhoca cheia de doenças e depois pegaste-mas a mim não foi????Agora tenho gonorreia!!

Ao que ele responde…

- Amor achas que eu te fazia uma coisa dessas, eu nunca te trairia!O que aconteceu foi que no outro dia sem querer pus o pé descalço no chão quando saí na cama.

E ela responde:

- E eu que pensava que me tinhas posto os cornos…vê lá se para próxima tens mais cuidado e calças uns chinelos…

E pronto assunto resolvido e vivem felizes para sempre e com gonorreia…lololol

O mais incrível é que quase toda a gente achava que o mito era verdadeiro!!

Na edição de ontem o mito era:

“Varrer o chão e deitar o lixo fora à noite dá azar”

Muitas das pessoas que foram inquiridas acreditavam na veracidade deste mitos e quase todas diziam que quando varriam a casa desaparecia dinheiro…

Até que do nada um dos ouvintes liga para a estação e diz:

- A mim varrer a casa a noite tem o efeito contrário…quando varro a casa, tenho é mais sorte! e muitas vezes até encontro dinheiro…

Tal como disse aqui um colega, deve ser este sacana que anda a roubar o dinheiro as outras pessoas…para este ganhar o dinheiro alguém tem o perder…as coisas tem sempre uma maneira de equilibrar lolol

Daqui a algum tempo volto a fazer outro post com mais mitos urbanos angolanos…lololol

O primeiro fim-de-semana à séria

 

Sábado à noite

Depois dum primeiro fim-de-semana em que ficamos de castigo fechados em prisão domiciliaria (uns mais que outros:P) por falta de carro próprio no fim-de-semana passado já com um Jimny para darmos umas voltas fomos à aventura…

No sábado fomos sair…conhecer a noite angolana!! Fomos para a ilha de Luanda para uma discoteca que dava pelo nome de Miami…quando lá entramos só me vinha a cabeça o som do Will Smith…”Welcome to Miami, Bienvenido a Miami” lolol a discoteca é um espaço ao ar livre com passagem directa para a praia um local muito acolhedor e com gente muito bem disposta, para isso também contribuía a temperatura da noite, claramente acima dos 25º, isto já bem depois da meia-noite!:D

Lá via-se gente de várias nacionalidades, desde portugueses, angolanos, alemães e até chineses (chineses a dançarem salsa é lindo…nunca tinha visto um chinês a dançar mas foi o riso…lol). O som é bastante variado passando de música latina, africana e mesmo música electrónica.

A noite em Luanda pelo que vi, não é muito mais cara que em Portugal, 12€ de entrada com direito a duas bebidas brancas muito bem servidas por sinal e quem a seguir quisesse beber mais comprar mais um cartão de 10€ que dava direito a mais duas bebidas…para a tropa ter noção eram copos tipo o Vox. Pode-se dizer que a certa altura da noite já não me encontrava como lá cheguei ehehe…

A noite continuou sempre animada, e a meio da noite entraram as bailarinas para a animar a pista…começando por fazer coreografias para quem estava na pista acompanhar e depois mantiveram-se por lá a animar a noite…há que dizer que as negras dançam bem para caralh…lol

Por volta das três da manhã mudamos de discoteca, fomos até ao Jango, um bar famoso por ser frequentado pelas pistoleiras do Kimbo lol O Kimbo é o nome dado as pequenas aldeias formadas por casas de colmo, mas em luanda kimbo, musseque, favela é tudo a mesma coisa…Estas pistoleiras vêm atrás de quem lhes pague uma bebida, ou talvez um pouco mais lolol mas aqui o grupo de pulas não foi muito assediado, a excepção de alguns olhares mais indiscretos não sucedeu mais nada…mas todos ficamos com a clara sensação que não é preciso esforçar muito para travar conhecimentos…

A noite acabou por volta das 5 e pouco já com a claridade do dia no ar…foi chegar a casa e aterrar…

Domingo de Praia

No domingo foi dia de acordar cedo…quer dizer…foi cedo para a hora em que me deitei lol era dia de ir experimentar as águas quentes dos trópicos. Por volta do meio dia lá fomos nós, com uma cabeça que mal cabia dentro do pequeno Jimny, novamente para a ilha de Luanda. Desta vez fomos para uma esplanada do mesmo género do Miami, o Caribe.

Passámos uma tarde bem agradável alternando entre mergulhos numa água com uma temperatura superior a 25ºC (a temperatura da água fez-me lembrar a baía de Sines lolol) e banhos de Sol, apenas interrompidos para uma refeição ligeira, um prego no pão e uma Cuca (a cerveja cá do sitio, bem porreira por sinal).

Na ida para casa, lá tivemos de subornar o primeiro policia angolano. Nós andamos meio ilegais pois ainda não temos uma cópia autenticada do passaporte…e a policia aqui, sabe-se, vê um pula e o seu cérebro só consegue pensar em $$$$$$$$$$ lol

Começou por dizer que tínhamos de pagar 600 mil Kuanzas o equivalente a 6000€, nós claro que recusamos, depois passou por 100 dólares por cada ocupante, o que também recusamos e acabou por perguntar quanto é que tínhamos, nós lá demos uns trocos e seguimos viagem, após o Sr. agente, dizer sou o chefe Joaquim, e em respeito a si que soube falar e como vai aqui com os companheiros portugueses pode seguir viagem! O certo que já tinha cerca de 40€ no bolso…

 

Foi um fim de semana engraçado…sem dúvida a repetir.

Aqui ficam algumas fotos do dia de praia

BILD0442

A esplanada do Caribe

BILD0446

A esplanada mas agora vista da praia

BILD0448

Miúdos a fazer skimming com placas de contraplacado marítimo

BILD0451

A rebentação e os navios ancorados ao largo a espera de descarregar no porto de Luanda, alguns destes já aqui estão à 6 meses à espera….quem espera sempre alcança

sexta-feira, 17 de abril de 2009

As Primeiras Impressões

Como já disse em posts anteriores tinha lido muita coisa,ouvido muita coisa desde que soube que viria para este pais da África Subsariana... agora já cá estou à 2 semanas e pensando bem pensava que isto era mais agreste...

Em Luanda a falta de electricidade é uma constante! Mas neste caso o facto de estar protegido pela "bolha de uma multi-nacional" é uma grande benesse! Nunca fiquei sem luz mais do que breves minutos...A água é outros dos problemas...a água de rede pública dizem ser impropria para consumo!mas no meu caso lá está novamente a maravilhosa "bolha" a entrar em acção tal e qual um salvador da pátria...onde moro existem depósitos de água onde a água é tratada, permitindo assim realizar tarefas básicas como cozinhar ou lavar os dentes sem ter de recorrer a água engarrafada.


O transito é caótico nesta cidade...todos os dias entram e saem um sem número de veículos...as filas de transito vão se moldando às necessidades do momento, uma estrada com uma faixa para cada lado em hora de ponta pode ter duas, três ou até mais faixas no sentido mais requisitado...a berma ou mesmo algum terreno livre para lá desta, é perfeito para alojar mais uma fila de carros,camiões ou outro transporte motorizado.



Aqui está o exemplo de uma estrada com uma faixa em cada sentido em hora de ponta


As carrinhas azuis que se vê na foto são os táxis cá da terra. Em Luanda não existe um sistema de transportes públicos, à excepção de uns quantos autocarros que são manifestamente insuficientes...assim as pessoas deslocam-se nestes chamados táxis...são carrinhas de nove lugares mas que normalmente levam até quinze (15!!!!!) ocupantes!!estes veículos são conduzidos por verdadeiros loucos...para eles vale tudo, tanto se ultrapassa pela esquerda, como pela direita, acelera-se o mais que se pode para chegar primeiro que todos os outros ao próximo cruzamento!
Outra das coisas que me fez impressão quando se anda na estrada foi os peões!!estes indivíduos penso que não tem muito amor a vida!atravessam a estrada de uma forma um tanto ou quanto agressiva...não interessa que vem carros na sua direcção ou não...para eles deve existir uma passadeira virtual que só eles tem a capacidade de visualizar em cada sitio em que eles se lembram a atravessar!!jogam-se para a estrada e os carros que abrandem os se desviem! Por isto existem tantos atropelamentos em Luanda!Mais uma coisa para nos preocuparmos quando se anda a conduzir...já não bastava os carros que ultrapassam por todos os lados, os buracos que mais parecem crateras existentes nas estradas também temos de andar com um olho nas bermas não vá um destes Kamikazes jogar-se à estrada!

As pessoas que trabalham no centro da cidade e moram na periferia que na grande maioria é basicamente formada por musseques, bairros em que as casa são feitas de blocos de cimento,tenhas de zinco e já está...pronta a habitar . Nesses bairros não há estradas asfaltadas, saneamento básico nem electricidade, ou seja, o esgoto é a berma da estrada que adquire linhas de água com uma cor bastante duvidosa e repletas de lixo. Como não há electricidade, quando cai a noite vê-se pequeno ponto de luz proveniente de candeeiros improvisados com garrafas de vidro (o vulgo cocktail molotoff) petróleo dentro da garrafa, um pavio e já está, faz-se luz...





Mulheres a encher alguidares com agua +-potável de um furo...




Mais casas no musseque


A insegurança de que tanto se fala ainda não a senti na pele...como ainda não temos carro próprio e andamos com um motorista angolano sinto-me mais protegido...mas toda a gente que anda sozinho pelas ruas de Luanda tem uma história para contar...desde pedras arremessadas aos vidros até baterem com ferros no vidro para tentarem levar os pertences do condutor! Quando me entregarem o carro vamos a ver como vão correr as viagens...

No próximo post conto-vos como correu o fim de semana...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Em angola...

Depois de algum tempo de inactividade to de volta...

Esta demora ficou-se a dever a alguns problemas logísticos...só tenho Internet no posto de trabalho...

Cheguei à uma semana a terras angolanas...e sinceramente estava a espera de pior!

A viagem e chegada ao aeroporto

A viagem foi feita no boeing 747 da South African Airlines...aquilo é grande que se farta!!!mas a viagem até se fez bem...o avião tinha televisões individuais em casa assento com filmes,series e uns joguinhos...dormiu-se uma sesta, viu-se um filme e la chegamos a Angola...

Depois da aterragem eu e os meus comprades de viagem estavamos a espera que do pior...mas n foi nd disso antes pelo contrário!...

Apanhamos o bus para ir da pista ate ao aeroporto...mal chegamos tava um homem a distribuir uns impressos que comprovavam que tinhamos as vacinas em dia...supostamente teria de verificar o boletim de vacinas mas aqui em angola é diferente...la estava o Sr. com um monte de impressos ja carimbados era só levar...vacinas pra que???isso é pra meninos...lolol

A passagem pelo aeroporto continuou tranquila...passou-se pelo controle dos passaportes e 10min depois ja tinha as malas comigo...ao sairmos do aeroporto as malas teriam de passar novamente pelo Rx mas veio logo um trabalhador dizer que estavamos com ele, não era preciso passar pelo controle...falou com o guarda que lá estava e pronto tá feito o controle, lá vamos nós pela porta do cavalo lolol qd chegamos cá fora o individuo começou a dizer que nos tinha feito um favor e agora tinhamos de pagar 20€!! e logo respondi...n pedi nd...n tnh € para ti...e ele foi embora...

A saída do aeroporto foi um pouco mais assustador...mal saimos começamos logo a ser rodeados por pessoas e mais pessoas todas a pedir dinheiro e a dizer que nos transportavam a mala...mas cm me disseram em portugal há que se mostrar firme e dizer convicto que n...logo depois vimos um colete da empresa ao longe e minutos depois ja estava dentro de uma carrinha a caminho da minha nova morada...

A primeira impressão foi estranha...depois de tudo o que tinha lido e ouvido nos últimos tempos ver a cidade de Luanda e que pensei agora é a mesmo verdade...to aqui...

A cidade é pouco iluminada na maioria das ruas as unicas luzes são as dos carros que vão passando...nos dias seguintes ir-me-ia aperceber de como isto realmente é...

terça-feira, 31 de março de 2009

Está na hora da partida...

Caros amigos e leitores está na hora da partida...

Hoje saiu o visto ordinário, o que me permite entrar, finalmente, em Angola.

A partida esta marcada para dia 6 de Abril...era para ser já dia 3 mas a dificuldade de arranjarem alojamento permite passar um último fim de semana aqui na "tuga"...

Até agora parecia mais ou menos longe a viagem para outras paragens mas agora está mesmo a apertar...já começo a ficar com borboletas na barriga (esta saída não parece muito máscula!! tenho de melhorar isto!!!LOL)

Amanha irá ser o último dia de trabalho aqui no Porto! Depois dois dias para acabar de tratar das coisas e um ultimo fim de semana para mentalizar no que me espera...

Dizem que tudo o que se lê, se ouve e se vê em fotos sobre Angola parecem eufemismos do que vai encontrar à chegada daquela cidade...a mais cara do mundo...

Veremos....

O próximo post já será editado em terras africanas e ai vos direi quais foram as primeiras impressões...

Até lá...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Quase de partida...

Bons dias, tardes ou noites dependendo da hora a que estão a ler este post...

Após ter crescido numa terra pacata sai para a metrópole para ir estudar. Passei lá os anos seguintes estudando, e aprendendo a desenrascar-me sozinho...depois vim parar ao Porto, cidade invicta, que não conhecia mas que fiquei a gostar bastante...pode-se dizer que fiquei fã...ehehe

Já mudei de sítio algumas vezes...por vezes em decisões um pouco em cima do joelho mas até agora tem corrido bem...mas Portugal já é pequeno para mim, preciso de voos mais altos... lol (tinha de por aqui esta frase...o puro cliché lolol)

Vou para Angola trabalhar!!

Depois de 6meses a preparar-me psicologicamente para a coisa, agora está quase a chegar a hora! já tratei da papelada, ja levei a vacina para a febre amarela...Agora só falta tomar as outras vacinas e 3kgs de comprimidos e aguardar pelo visto de turista, sim porque o visto de trabalho só se pede em Angola...Ou seja, se queres ir trabalhar para Angola, segundo o governo angolano, tens de primeiro ir lá passar férias!!lolool

E com o aproximar da minha partida decidi criar este blog para ir contando as minhas aventuras por terras africanas...os dias de praia, a lagosta a beira mar...(isto é só pa meter um bocadinho de nojo a quem fica cá em Portugal :P)...

Por isso já sabem...não percam o próximo post porque eu também não lolol